Translator (Tradutor)

sábado, 9 de janeiro de 2010



Primeira Santa Ceia do Ano de 2010
Palavra - João 13:21-34



21 Tendo Jesus dito isto, turbou-se em espírito, e afirmou, dizendo: Na verdade, na verdade vos digo que um de vós me há de trair.
22 Então os discípulos olhavam uns para os outros, duvidando de quem ele falava.
23 Ora, um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no seio de Jesus.
24 Então Simão Pedro fez sinal a este, para que perguntasse quem era aquele de quem ele falava.
25 E, inclinando-se ele sobre o peito de Jesus, disse-lhe: Senhor, quem é?
26 Jesus respondeu: É aquele a quem eu der o bocado molhado. E, molhando o bocado, o deu a Judas Iscariotes, filho de Simão.
27 E, após o bocado, entrou nele Satanás. Disse, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa.
28 E nenhum dos que estavam assentados à mesa compreendeu a que propósito lhe dissera isto.
29 Porque, como Judas tinha a bolsa, pensavam alguns que Jesus lhe tinha dito: Compra o que nos é necessário para a festa; ou que desse alguma coisa aos pobres.
30 E, tendo Judas tomado o bocado, saiu logo. E era já noite.
31 Tendo ele, pois, saído, disse Jesus: Agora é glorificado o Filho do homem, e Deus é glorificado nele.
32 Se Deus é glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e logo o há de glorificar.
33 Filhinhos, ainda por um pouco estou convosco. Vós me buscareis, mas, como tenho dito aos judeus: Para onde eu vou não podeis vós ir; eu vo-lo digo também agora.
34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.



Observações:
É preciso entender o caráter de cada discipulo, para então, entender a profundidade do que Jesus quis dizer com "ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós" (Jo 13:34).
Nesse pequeno trecho há mais profundidade do que se imagina, cada discipulo era dotado de um caráter diferente; Pedro era rude, Tiago era vingativo, João era ciumento, Tomé era incrédulo, Bartolomeu era preconteituoso, Mateus era um publicano, Judas Iscariotes era um traídor, e etc... Após estudar essas características, é possível entender um pouco mais a fundo o que Jesus quis dizer: como eu vos amei a vós, pecadores, errantes, que também vós uns aos outros vos ameis.
Jesus nos ensina que, independente das características de cada um, de suas qualidades ou defeitos, devemos amar uns aos outros, porque é o amor de Deus que nos modifica, é o amor dEle que nos torna melhor, assim como Ele fez com Pedro, que era um rude, e que adocicado pelo amor magnânimo de Deus, pregou e batizou mais de 3 mil pessoas graças a uma mansidão adquirida através desse amor (Atos 3).
Devemos buscar em Deus a nossa melhoria, dia após dia, porque nossos pecados fazem com que percamos a intimidade com o Senhor Jesus.

- Porém vocês diram: "Sim, mas os galhos foram quebrados a fim de darem lugar para nós". Isso é verdade. Mas lembrem que eles foram quebrados porque não creram; no entanto, vocês continuam na oliveira porque crêem. E não tenham orgulho disso; pelo contrário, tenham medo. (Rm 11:19-20)

Que a Graça do Nosso Senhor Jesus seja convosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário