Translator (Tradutor)

sábado, 8 de janeiro de 2011

Santa Ceia, 08/01/2011


2 Timóteo 4:1-18

1 Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,
2 Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
4 E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
5 Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.
6 Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.
7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
8 Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
9 Procura vir ter comigo depressa,
10 Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia.
11 Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério.
12 Também enviei Tíquico a Éfeso.
13 Quando vieres, traze a capa que deixei em trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos.
14 Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras.
15 Tu, guarda-te também dele, porque resistiu muito às nossas palavras.
16 Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado.
17 Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão.
18 E o Senhor me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém.

Reflexão

Essa passagem de Timóteo trata-se de um estudo organizacional. Paulo encontrava-se preso, pois havia sido julgado e condenado a morte; mas, mesmo diante dessa espera nada confortável, podemos observar que Paulo tinha um espírito maduro, preocupando-se, antes de tudo, com a organização da igreja, orientando e exortando Timóteo. Mas, como relatado em Tito 1:9, é preciso que se esteja de acordo com a sã doutrina para exortar alguém, sendo esse o primeiro passo: conhecer a palavra pura. Não podemos deixar que as fábulas inventadas para incrementar o evangelho nos iluda é o que Jesus nos ensina em Colossenses 2:8 "tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo." Precisamos nos apegar apenas a fiel palavra e pra que não caíamos nessa armadilha é preciso sempre ter por perto alguém para exortar-nos, assim como Jesus o fez aos discípulos em Mateus 16:12, fazendo referência ao fermento do pão.
Mas apenas os que possuem o Espírito Santo são humildes quando exortados, refletindo e aprendendo, e para levar adiante a palavra é preciso aprendermos isso, porque o que nos prepara para pregar a sã doutrina é a própria palavra. Devemos nos lembrar sempre que a palavra pregada em seu estado puro é sempre perseguida por aqueles que optam por pregar fábulas, adicionando ou tirando partes do que a palavra pura nos traz. Precisamos nos preparar todo o tempo para que sejamos escolhidos de Deus, pois assim como Deus instruiu a Salomão que buscasse os melhores trabalhadores para erguer seu templo, Ele procura os servos fiéis para trabalharem em sua obra.
E, para finalizar a reflexão, devemos nos manter na verdadeira paz do Senhor, como estava Paulo que manteve-se maduro mesmo diante de seus inúmeros problemas, porque a paz do Senhor significa paz de espírito. Aprendamos a passar por nossas provas com honra, para que ao findar de cada luta, estejamos tão certos da nossa vitória quanto Paulo se mostra nesse capítulo e que, assim como ele, possamos declarar que combatemos o bom combate e guardamos a fé. E que nos lembremos sempre que apenas o trabalho é que nós conduz a vitória! E o Senhor nos livrará de toda a má obra, e guardar-nos-á para o seu reino celestial; porque sabemos em quem temos crido e estamos bem certos de que Ele é poderoso para guardar o nosso depósito até aquele dia.
Quem perseverar até o fim, será salvo!

E que a paz do nosso Senhor Jesus esteja convosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário