Translator (Tradutor)

sábado, 16 de abril de 2011

Santa Ceia, 09/04/2011


2 Samuel 24: 10-18


10 E pesou o coração de Davi, depois de haver numerado o povo; e disse Davi ao SENHOR: Muito pequei no que fiz; porém agora ó Senhor, peço-te que perdoes a iniquidade do teu servo; porque tenho precedido mui loucamente.

11 Levantando-se Davi, pois, pela manhã, veio a palavra do SENHOR ao profeta Gade, vidente de Davi, dizendo:

12 Vai, e dize a Davi: Assim diz o SENHOR: Três coisas te ofereço; escolhe uma delas, para que te faça.

13 Foi, pois, Gade a Davi, e fez-lho saber; e disse-lhe: Queres que sete anos de fome te venham à tua terra; ou que por três meses fujas de teus inimigos, e eles te persigam, ou que por três dias haja peste na tua terra? Delibera agora, e vê a resposta que hei da dar ao que me enviou.

14 Então disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; porém caiamos nas mãos do SENHOR, porque muitas são suas misericórdias; mas nas mãos dos homens não caia eu.

15 Então enviou o SENHOR a peste a Israel, desde a manhã até o tempo determinado; e desde Dã até Berseba, morreram setenta mil homens do povo.

16 Estendo, pois, o anjo a sua mão sobre Jerusalém, para a destruir, o SENHOR se arrependeu daquele mal; e disse ao anjo que fazia destruição entre o povo: Basta, agora retira a tua mão. E o anjo do SENHOR esta junto à eira de Araúna, o jebuseu.

17 E vendo Davi o anjo que feria o povo, falou ao SENHOR, dizendo: Eis que eu sou o que pequei, e eu que iniquamente procedi; porém estas ovelhas, que fizeram? Seja, pois, a tua mão contra mim, e contra a casa de meu pai.

18 E Gade veio naquele mesmo dia a Davi, e disse-lhe: Sobe, levanta ao SENHOR um altar na eira de Araúna, o jebuseu.


Observação

Só existem dois lados, o do bem e o do mal.

A ninguém devais coisa alguma, a não ser amor com que vos ameis uns aos outros. (Romanos 13:8)

O rico domina os pobres e o que toma emprestado é servo do que empresta. (Provérbios 22:7)

No versículo 10 mostra que Davi fez um 'censo', ele numerou o povo, mas ele o fez para se engrandecer, o coração de Davi tinha sido tomado pelo orgulho. Ele sentiu que ele devia e sabia que tinha que pagar.

Quando alguém quer fazer algo de errado, ela tenta 'esquecer' a pessoa a quem deve respeito. E assim é com Deus também. A pessoa tenta 'esquecer' Deus e por isso acaba se afastando d´Ele.

O vício

Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando vinho misturado. Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando se resplandece no copo e se escoa suavemente. No fim, picará como a cobra, morderá como o basilisco. Os teus olhos olharão para mulheres estranhas, e o teu coração falará pervesidades. E serás como o que se deita no meio do mar, e como o que jaz no topo do mastro. E dirás: Espancaram-me e não doeu; bateram-me e nem senti; quando despertarei? aí então beberei outra vez. (Provérbios 23: 30-35)

O vício é assim, no começo é saboroso, mas depois pica como serpente e morde como basilisco.

Quantas pessoas já não perderam tudo por causa do vício? Mas não é só o vício que nos leva para o caminho da perdição.

Preguiça

Óh! preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco a dormir, um pouco a tosquenejar; um pouco a repousar de braços cruzados; Assim sobrevirá a tua pobreza como o meliante, e a tua necessidade como homem armado. (Provérbios 6: 9-11)


A preguiça faz mal até ao corpo, pois os músculos precisam se exercitar.

Vingança

Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo SENHOR, e ele te livrará. (Provérbios 20: 22)

O desejo de vingança nos faz cometer um erro ainda maior do que aquele que errou contra nós. Pois, não se corrige um erro, cometendo um outro.

Ódio

Mas, havendo alguém que odeia a seu próximo, e lhe arma ciladas, e se levanta contra ele, e o fere mortalmente, e se acolhe a alguma destas cidades, Então os anciãos da sua cidade mandarão buscá-lo; e dali o tirarão, e o entregarão na mão do vingador do sangue, para que morra. O teu olho não o perdoará; antes tirais o sangue inocente de Israel, para que bem te suceda. (Deuteronômio 19: 11-13)

O ódio é autodestrutivo. A pessoa que odeia, destrói a si mesma.


A soberba precede a ruina e a altivez do espírito precede a queda. (Provérbios 16: 18)

Quando Davi percebe que errou, Deus manda uma mensagem a ele através de Gade, dizendo que ele poderia escolher entre três castigos. Davi prefere cair nas mãos de deus à cair nas mãos dos homens, pois sabe que Deus é misericordioso.

As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericódias não tem fim; (Lamentações 3: 22)

O homem bondoso faz bem até a sua alma, ter misericórdia nos traz juízo.

Devemos fazer como Davi, preferir cair nas mãos do Senhor a cair nas mãos dos homens, pois Ele nos ajuda a carregar o nosso fardo.

Lança o teu fardo sobre SENHOR, e ele te sustentará; não permitirá jamais que o justo seja abalado (Salmos 55: 22)